Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Vendeu seu sangue e nem falou comigo antes? O que as pessoas vão dizer se souberem que alguém da família andou vendendo sangue? Vão dizer que Xu Sanguan vendeu sangue, que Xu Sanguan é um fracassado, que vendeu o próprio sangue. Quando eu era pequena, meu pai me dizia que o sangue de uma pessoa é passado por seus ancestrais. Uma pessoa pode vender roscas, vender uma casa, vender sua terra, mas nunca vender seu sangue. Mas vender o sangue é como vender os ancestrais. Você vendeu seus ancestrais, Xu Sanguan!
(Yu Hua. Crônica de um vendedor de sangue, 2011. Adaptado.)
No excerto, a ideia de que o sangue de uma pessoa é passado por seus ancestrais está relacionada à transmissão hereditária das informações genéticas. Os componentes sanguíneos que contêm informações genéticas ancestrais são apenas
o plasma e as plaquetas, pois contêm núcleos compostos por moléculas de DNA circulares.
os leucócitos, pois apresentam moléculas de DNA nuclear compostas por sequências de nucleotídeos.
o plasma e os leucócitos, que apresentam histonas específicas que definem a sequência de aminoácidos.
as hemácias e as plaquetas, que são células revestidas por glicocálix, substâncias que atuam no reconhecimento celular.
as hemácias, pois possuem moléculas de hemoglobina compostas por uma sequência de bases nitrogenadas.
Dos componentes sanguíneos, apenas os leucócitos apresentam DNA nuclear. Esse material genético é constituído por sequências de nucleotídeos e contém informações genéticas ancestrais.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!