Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Longe de seus pequenos vilarejos, os imigrantes italianos, oriundos de diferentes províncias, nunca estiveram tão próximos quanto em São Paulo. Embora sob o manto da recém-unificada Itália, eles não traziam ainda na alma o maior elemento de coesão de um povo: uma matriz nacional comum. A unificação italiana era ainda um conceito abstrato, que pouco significado tinha para a maioria da população, cuja consciência de pertencer a um grupo não ia muito além dos estreitos limites do burgo que habitavam. Em São Paulo partilhariam, talvez pela primeira vez, uma história em comum, que seria elaborada coletivamente.
(Mirian Silva Rossi. Fronteiras da pátria: dos campos sem vida aos campos de morte, 2018.)
O excerto aborda a condição dos imigrantes italianos em São Paulo no início do século XX e atesta que
a maioria dos italianos que emigraram para o Brasil foi expulsa de seu país de origem por envolvimento em ações políticas socialistas e anarquistas.
a inexistência de um sistema de acolhimento de imigrantes no Brasil gerou a necessidade de eles se associarem numa comunidade solidária.
a população italiana que imigrou em São Paulo dedicou-se predominantemente aos trabalhos nas fábricas de tecidos.
a constituição de vínculos na terra de destino foi fundamental para a construção de uma identidade comum entre os imigrantes.
a unificação italiana criou rapidamente um sentimento de identidade nacional tanto nos italianos que viviam na Europa quanto nos italianos emigrados.
A partir da interpretação do texto, é possível compreender que os italianos que deixaram a Europa entre os séculos XIX e XX mal compreendiam a concepção de um Estado unificado italiano e não carregavam vínculos nacionais ou patrióticos. Ao chegarem em São Paulo, a proximidade do convívio, o trabalho em comum e as experiências compartilhadas criaram uma base de identificação e possibilitaram a formação de vínculos, algo que na Itália não ocorreu e que viria a se concretizar nas cidades e fazendas paulistas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!