Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Leia o trecho da entrevista do filósofo Renato Noguera ao repórter Arnaldo Bloch, do jornal O Globo.
Arnaldo Bloch: Conte algo que não sei.
Renato Noguera: A filosofia não nasceu na Grécia. Ela já existia na África e em outras regiões séculos antes. No Egito, há uma palavra, rekhet, que significa exatamente o que a palavra filosofia significa para os gregos. É uma arte da palavra, do saber. Os maias tinham aforismos filosóficos. Há diferentes estilos de fazer filosofia, mas há uma disputa política para que só uma voz filosófica fique conhecida. Essa voz é a do Ocidente.
(Arnaldo Bloch. https://oglobo.globo.com, 23.02.2015.)
A disputa política mencionada pelo filósofo Renato Noguera
apresenta a busca pela relativização do conhecimento.
ilustra a desvalorização dos sistemas conceituais tradicionais.
propõe uma visão homogeneizadora da verdade.
promove uma relação hierarquizada do pensamento humano.
revela o desprezo pelo debate de ideias.
O texto realiza uma problematização acerca da origem tradicional da Filosofia ao questionar que ela teria surgido na Grécia Antiga. O autor contesta a concepção tradicional do Ocidente, que afirma a origem grega da Filosofia, ao enunciar que outras civilizações, como os egípcios e os maias, também teriam desenvolvido o saber filosófico de forma original e até mesmo anterior aos gregos. Assim sendo, Renato Noguera apresenta a disputa política acerca do tema e, dessa maneira, promove uma problematização acerca da hierarquização do saber humano por meio desse questionamento da gênese do pensamento filosófico na História.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!