Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Nunca é demais repetir: a nação brasileira não existia antes da Independência, embora algumas características e acontecimentos da história colonial ajudem a explicar seu surgimento. Mas esse surgimento não se fez de repente, em algum momento abrupto entre 1820, 1821 ou 1822, embora tenha sido entre esses anos que essa nação começou a adquirir contornos como uma comunidade política com sua alteridade decisiva: uma nação não portuguesa. Mais precisamente, o que surgiu naqueles anos foram as condições seguras para o nascimento dessa nova nação, e esse é um dos sentidos que tornam a Independência uma revolução política. Mas nada havia nesse nascimento que garantisse que o bebê teria vida longa.
(João Paulo Pimenta. Formação da nação brasileira, 2024.)
A associação entre a “comunidade política” brasileira e o sentimento de nacionalidade brasileira fortaleceu-se no
Primeiro Reinado, com o funcionamento harmonioso e equipotente dos três poderes instituídos.
Segundo Reinado, com a participação do país em uma guerra prolongada na região sul do continente.
período colonial, com a imposição do poder português sobre as rebeliões de escravizados.
Período Regencial, com a derrota das forças republicanas pelos partidos monárquicos.
início da Primeira República, com a resistência das oligarquias locais ao imperialismo inglês.
Com a Guerra do Paraguai (1864-1870), o país fortaleceu-se como comunidade política, com todas as províncias se empenhando no conflito, sob o comando de D. Pedro II.
Alternativa A: incorreta. A marca política do Primeiro Reinado é a existência de um quarto poder, o Moderador, que permitia a centralização dos poderes nas mãos do imperador.
Alternativa C: incorreta. No período colonial, não havia nacionalidade brasileira: o território era uma extensão de Portugal.
Alternativa D: incorreta. No Período Regencial (1831-1840), houve uma completa fragmentação dos interesses das classes políticas brasileiras, que quase levaram o país ao esfacelamento territorial.
Alternativa E: incorreta. Houve aproximação entre as oligarquias locais e os ingleses.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!