Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Examine a notícia publicada pela Tribuna da Imprensa em 1991.
(www.senado.leg.br. Adaptado.)
Mais de três décadas após a sua fundação, o Mercosul consolidou-se como
uma república federativa, defendendo os interesses de seus Membros Plenos na conquista de relevância política internacional.
um mercado comum, articulando potencialidades comerciais com o auxílio de uma autoridade monetária conjunta.
uma união aduaneira, contemplando Estados Partes e Estados Associados, com graus diferentes de integração.
uma união política, estabelecendo parâmetros legislativos democráticos para seus Estados-Membros.
um organismo supranacional, fomentando debates sobre as necessidades socioeconômicas do Sul-global.
O Mercosul, criado em 1991 pelo Tratado de Assunção como Zona de Livre Comércio, envolve Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como membros fundadores. Seu objetivo principal é promover a integração econômica, política e social, além de facilitar o comércio entre os países-membros por meio da redução de tarifas e da criação de um mercado comum. Em 1994, com o Tratado de Ouro Preto, o Mercosul passou a se organizar como União Aduaneira, avançando em seu processo de integração. A Venezuela foi incluída em 2012, mas está suspensa desde 2016. O Mercosul enfrenta desafios de coesão, mas segue como um importante instrumento de cooperação regional na América do Sul.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!