Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Um estado brasileiro oferece duas opções de rotas, opção 1 e opção 2, para o transporte de mercadorias. A seguir, estão representadas as dimensões dos trechos de cada opção de rota e as máximas velocidades médias neles possíveis.
Considerando as características dos modais apresentados e que em, cada opção de rota, desenvolva-se sempre a máxima velocidade média permitida, tem-se que
a opção 2 é a mais indicada para deslocar produtos estratégicos, como as commodities, já que apresenta grande capacidade de carga e significativa agilidade no transporte, com velocidade média de 54 km/h em todo o trajeto.
a opção 1 é a mais indicada para transportar produtos de elevado valor agregado, já que apresenta agilidade, com velocidade média de 67,5 km/h, e capacidade de minimizar os custos provocados pela baixa eficiência energética de seu modal predominante.
a opção 2 é a mais indicada para o transporte de produtos com baixo valor agregado e menor urgência de entrega, já que apresenta o predomínio de um modal econômico em eficiência energética e de reduzida velocidade média, com 50 km/h.
a opção 1 é a mais indicada para deslocar produtos perecíveis, já que, somando as velocidades de seus modais, apresenta uma velocidade média capaz de concluir o transporte em pouco menos de 11 horas.
a opção 1 é a mais indicada para o transporte de produtos primários, sobretudo bens de produção, já que oferece baixo custo de transporte associado à rapidez na entrega, com velocidade média de 65 km/h.
O modal hidroviário é vantajoso por ser mais econômico para transportar grandes volumes de carga, principalmente de baixo valor agregado e menor urgência, devido ao baixo consumo de combustível por tonelada transportada. Também apresenta menor impacto ambiental, com emissões reduzidas em comparação a outros modais, como o rodoviário, e é ideal para cargas como grãos, minérios e combustíveis. Além disso, reduz o desgaste nas rodovias e o congestionamento nos outros meios de transporte. Porém, depende de infraestrutura e condições climáticas favoráveis para operar com eficiência.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!