Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
“Arquitetura hostil” refere-se a estratégias de design urbano que utilizam elementos para restringir certos comportamentos nos espaços públicos, dificultando o acesso e a presença de pessoas, especialmente pessoas em situação de rua. [...] Segundo o historiador especializado em arquitetura Iain Borden, [...] a emergência deste estilo de arquitetura hostil data da década de 1990, nas gestões de um desenho urbano que sugere, segundo suas palavras, “que só somos cidadãos se estamos trabalhando ou consumindo bens diretamente”.
(Juliana Sayuri. www.nexojornal.com.br, 28.12.2023.)
O excerto retrata um fenômeno social brasileiro que representa
a reformulação de mecanismos de democratização do espaço público.
a manutenção da cultura de estranhamento e de segregação.
o fortalecimento do viés tradicional do exercício da cidadania.
o desafio de políticas públicas para a garantia de emprego formal.
a anulação da oportunidade de socialização entre indivíduos.
A questão aborda, em seu enunciado, a arquitetura hostil e seus impactos sociais nos centros urbanos contemporâneos. A problemática está vinculada à denominada aporofobia (aversão aos pobres e à pobreza), que se manifesta tanto em iniciativas privadas de empresas quanto em ações do poder público. O estabelecimento de medidas alinhadas às premissas da arquitetura hostil em parques, praças, viadutos e marquises de lojas nas cidades visa segregar e afastar pessoas “indesejáveis” para a lógica de consumo do mundo contemporâneo, ou seja, pessoas pobres e em situação de rua. Essa questão revela interesses e valores que não compreendem essas pessoas como cidadãs e contribuem, de forma direta, para a gentrificação dos espaços públicos das cidades por meio da segregação e estigmatização desses indivíduos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!