Questão 43 - 1ª Fase - Unesp 2025

Gabarito

Questão 43

Objetiva
43

     “Nova Ordem Mundial” — essa expressão foi consagrada por George H. Bush, o Bush sênior, num discurso proferido perante uma sessão conjunta do Congresso americano, no dia 11 de setembro de 1990 [...]. Aqueles eram os anos mágicos do encerramento da Guerra Fria. E aquela era uma profecia assentada sobre a percepção de um mundo ordenado e liderado pelos Estados Unidos. A expressão não durou sequer uma década. No portal do século XXI, teria sido melhor inscrever aquilo que disse um dia Sam Goldwyn, o antigo magnata do cinema: “Nunca profetize, especialmente sobre o futuro”. 

(Demétrio Magnoli. O grande jogo, 2006.)

No excerto, há a desconstrução da percepção sobre a Nova Ordem Mundial. Essa desconstrução justifica-se pela

Alternativas

  1. A

    ascensão de novas potências econômicas mundiais no início da década de 1990, especificamente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS).

  2. B

    difusão de um modelo de gestão política globalizante, capaz de equiparar o poder geopolítico dos Estados ao da ONU, em defesa de interesses sociais.

  3. C

    rápida ascensão econômica da Rússia já no início da década de 1990, resultado de sua condição de herdeira direta das indústrias da extinta União Soviética.

  4. D

    importante crise econômica estadunidense ao longo da década de 1990, responsável por subjugar o país aos interesses do Extremo Oriente.

  5. E

    formação de três polos de poder logo após o fim da era bipolar, contemplando os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão.

Gabarito:
    E

A nova ordem mundial, a partir de 1990, fundamenta-se em uma lógica de poder centrada nos Estados Unidos, Japão e União Europeia, que reflete o equilíbrio geopolítico após a Guerra Fria. Os Estados Unidos mantêm liderança militar e tecnológica global, enquanto o Japão se destaca pela inovação tecnológica e influência econômica na Ásia. A União Europeia projeta poder com sua integração econômica, política e valores democráticos. Esses três polos cooperam e competem na definição de padrões globais, comércio e diplomacia. O modelo representa uma visão alternativa à concepção da hegemonia unipolar americana.

43

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!