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Analise o afresco que representa a vida de São Francisco de Assis, pintado por Giotto, a partir de 1288, na igreja superior de Assis (Itália).
(In: Georges Duby e Michel Laclotte (orgs.). História artística da Europa: A Idade Média II, 1998.)
A representação expõe
a determinação papal de que as ordens religiosas abandonassem a riqueza e as práticas de usura e venda de indulgências para se dedicarem exclusivamente aos pobres e aos doentes.
o paradoxo entre a arquitetura sofisticada da edificação e o chão pedregoso, simbolizando as diferenças entre o reino eterno do céu e a precariedade da vida humana.
o contraste dos trajes simples dos franciscanos com o vestuário suntuoso dos representantes do Papado e a subordinação da ordem mendicante ao poder central da Igreja católica.
a condenação papal das ordens mendicantes como heréticas e o início dos processos da Inquisição provocados pela crítica dos franciscanos e dos dominicanos aos dogmas do catolicismo.
o caráter divino das lideranças religiosas da Igreja católica e a obrigação papal de acolher, perdoar e abençoar todos os pecadores, mesmo aqueles que desrespeitassem suas ordens.
Na obra, é possível observar uma divisão clara entre os franciscanos, retratados como uma ordem mendicante medieval, usando marrom, marcada pelo voto de pobreza, e o clero regular da Igreja Católica, em posição elevada, usando vestes coloridas, em vermelho. Apesar de muito populares durante o período medieval, os franciscanos sempre estiveram atrelados ao poder do clero, obedecendo à hierarquia eclesiástica, tal como representado na obra.
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