Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Nenhuma grande crise internacional montou o palco para 9 de novembro de 1989. A queda do Muro não resultou de algum confronto entre grandes potências. Não houve retórica emocionante, qualquer ameaça de guerra, nenhum político encenando ante as câmeras. [...]
O chanceler alemão Helmut Kohl estava em visita oficial à Polônia. O presidente George H. W. Bush soube dos acontecimentos por intermédio de seu assessor de segurança nacional Brent Scowcroft, que ficou sabendo pelo noticiário da televisão. Juntos, os dois foram para o estúdio privado do presidente, ao lado da Sala Oval, e ligaram a TV. “Meu Deus”, disse Bush a seus auxiliares, “se os soviéticos vão deixar os comunistas caírem na Alemanha Oriental, eles devem estar realmente falando sério — mais sério do que eu achava”.
(Michael Meyer. 1989: o ano que mudou o mundo: a verdadeira história da queda do Muro de Berlim, 2009.)
O excerto afirma que a queda do Muro de Berlim, em 1989,
foi resultado exclusivo de uma ação espontânea dos setores trabalhadores da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental.
surpreendeu lideranças políticas e valeu-se do processo de abertura política então em curso na União Soviética.
contou com planejamento e participação ativa das principais potências do Ocidente capitalista.
determinou um novo panorama nas relações internacionais e abriu espaço para a liderança internacional dos Estados Unidos.
decorreu da oposição dos socialistas aos comunistas e da divisão da Alemanha no pós-Segunda Guerra Mundial.
A queda do Muro de Berlim, em 1989, marcou o fim da separação entre a Alemanha Ocidental (capitalista) e a Alemanha Oriental (socialista). Construído em 1961, o muro simbolizava a divisão da Guerra Fria entre os blocos liderados pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Pressões populares, protestos pacíficos e a abertura das fronteiras pela Hungria contribuíram para o colapso. O evento representou um marco na reunificação alemã e na dissolução de regimes comunistas no Leste Europeu. Sua queda também acelerou o fim da Guerra Fria e reforçou os ideais democráticos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!