Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O boom na mineração do ouro, em Minas Gerais, mudou poderosamente o centro de gravidade da economia e da população brasileiras do Norte para o Centro e o Sul. [...] Embora os baianos tivessem voz considerável nos investimentos feitos dentro das zonas de mineração, a logística do transporte pelo interior fez com que a balança comercial para e a partir das províncias do interior pendesse para as cidades do Sul. Assim, as minas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso tornaram-se a hinterlândia crucial do porto do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro logo ultrapassou a Bahia em transporte marítimo e comércio internacional, e chegou rapidamente a uma população de 50 mil habitantes na capital. A Coroa reconheceu esta nova realidade [...], mudando a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763.
(Herbert S. Klein. Escravidão africana: América Latina e Caribe, 1987.)
O excerto registra uma transformação importante no processo de colonização da América portuguesa e caracteriza a conexão entre
o aumento da densidade demográfica no Nordeste e o início da ocupação dos territórios sertanejos.
a preferência por modelos de transporte terrestre e a ausência de uma política de estímulo à navegação fluvial.
os interesses financeiros de caráter regional e as disputas pelo controle do poder político na metrópole.
a constituição de novas formas de exploração de recursos naturais e a redefinição das relações entre classes sociais.
os processos de ocupação dos espaços geográficos e a reestruturação das dinâmicas político-econômicas.
O sentido da colonização do Brasil foi do litoral para o interior. No início, a colonização ocorreu pela produção do açúcar na costa, e, durante esse período, o litoral do Nordeste foi extremamente importante para o estabelecimento da economia colonial. Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, no fim do século XVII, não só houve maior interiorização, ou seja, ocupação de espaços geográficos no interior da colônia, como a própria capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, em uma evidente reestruturação das dinâmicas político-econômicas coloniais.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!