Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Nunca é demais repetir: a nação brasileira não existia antes da Independência, embora algumas características e acontecimentos da história colonial ajudem a explicar seu surgimento. Mas esse surgimento não se fez de repente, em algum momento abrupto entre 1820, 1821 ou 1822, embora tenha sido entre esses anos que essa nação começou a adquirir contornos como uma comunidade política com sua alteridade decisiva: uma nação não portuguesa. Mais precisamente, o que surgiu naqueles anos foram as condições seguras para o nascimento dessa nova nação, e esse é um dos sentidos que tornam a Independência uma revolução política. Mas nada havia nesse nascimento que garantisse que o bebê teria vida longa.
(João Paulo Pimenta. Formação da nação brasileira, 2024.)
Segundo o excerto, a nação brasileira constituiu-se
ao longo de um processo iniciado na colônia e desenvolvido no pós-Independência.
no momento exato da proclamação e da celebração da Independência do Brasil.
no decorrer de um processo liderado e controlado pela dinastia de Bragança.
na reação armada e bem-sucedida às invasões franco-holandesas.
durante os séculos de ocupação e colonização portuguesas no território do Brasil.
O texto indica que a formação da nação brasileira tem raízes no período colonial, mas seu desenvolvimento está para além da declaração de independência.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!