Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
O boom na mineração do ouro, em Minas Gerais, mudou poderosamente o centro de gravidade da economia e da população brasileiras do Norte para o Centro e o Sul. [...] Embora os baianos tivessem voz considerável nos investimentos feitos dentro das zonas de mineração, a logística do transporte pelo interior fez com que a balança comercial para e a partir das províncias do interior pendesse para as cidades do Sul. Assim, as minas de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso tornaram-se a hinterlândia crucial do porto do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro logo ultrapassou a Bahia em transporte marítimo e comércio internacional, e chegou rapidamente a uma população de 50 mil habitantes na capital. A Coroa reconheceu esta nova realidade [...], mudando a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, em 1763.
(Herbert S. Klein. Escravidão africana: América Latina e Caribe, 1987.)
A exploração do ouro na América portuguesa, a partir do século XVII,
aumentou a geração de recursos na colônia e permitiu a intensificação do comércio com as Índias orientais portuguesas.
criou novas estratégias administrativas na colônia e estimulou o comércio internacional através do oceano Atlântico.
gerou concentração de recursos econômicos apenas na metrópole e impediu a integração da colônia ao sistema econômico mundial.
ocorreu durante o período da União Ibérica e foi facilitada pelo domínio espanhol de técnicas avançadas de extrativismo mineral.
alterou a circulação de mercadorias entre América e Europa e estimulou a adoção de medidas de liberalização no comércio mundial.
Entre as novas estratégias administrativas, é possível destacar novos impostos, como a capitação, o quinto e a derrama, bem como a instalação de estruturas coloniais interioranas, como as Casas de Fundição. O fortalecimento do comércio está muito ligado ao fortalecimento da escravidão atlântica.
Alternativa A: incorreta. Todo o fluxo comercial da colônia Brasil era com a metrópole Portugal; portanto, não havia comércio direto com as Índias Orientais.
Alternativa C: incorreta. Apesar de a concentração de recursos econômicos estar principalmente na Europa, ela não ocorreu apenas na metrópole, como apontado na questão.
Alternativa D: incorreta. A União Ibérica encerrou-se em 1640, cinquenta anos antes da descoberta de ouro no Brasil.
Alternativa E: incorreta. A economia lusitana reforçou ainda mais o mercantilismo.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!