Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Compras no SoHo, martinis de café expresso e bares em coberturas ganharam papéis recorrentes nos vídeos do TikTok de influenciadores na cidade de Nova Iorque. Nos últimos meses, alguns acumularam centenas de milhares de curtidas e milhões de seguidores com vídeos glamorosos de “um dia comigo”. Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts descobriu uma “correlação significativa entre o comportamento do influenciador on-line e os aluguéis efetivos de imóveis” na cidade de Nova Iorque. Os influenciadores também estão começando a conquistar parcerias mais diretas com a cidade: a NYC & Company, agência de turismo oficial da cidade, está trabalhando com os TikTokers “para levá-los para passear pela cidade e divulgar empresas de maneira segura”. A agência não divulgou se os criadores de conteúdo estavam sendo pagos, ou quais bairros eles estavam sendo solicitados a apoiar.
(https://gothamist.com, 23.12.2021. Adaptado.)
No contexto do espaço urbano, a estratégia percebida em Nova Iorque
inaugura a apropriação do solo urbano motivada por diferentes interesses de uso e ocupação.
redefine parceiras público-privadas que diminuem os gastos com o Estado de bem-estar social.
induz o estabelecimento de novas centralidades capazes de originar uma megalópole.
estimula a reprodução de um estilo de vida que culmina no processo de gentrificação.
promove a conurbação entre bairros para dinamizar os fluxos de comércio e serviços.
Segundo o texto, os influenciadores digitais, ao compartilharem suas experiências e promoverem lugares e estilos de vida em Nova Iorque, têm atraído a atenção de pessoas para bairros específicos, resultando em sua valorização. Esse fenômeno de transformação urbana é caracterizado pelo processo de gentrificação.
A gentrificação é o fenômeno de transformação urbana que ocorre quando áreas periféricas ou de classes sociais mais baixas começam a atrair investimentos e a receber novos moradores com maior poder aquisitivo. Ela envolve a renovação da infraestrutura, a valorização dos imóveis e o aumento dos preços, o que pode levar ao deslocamento de residentes originais, menos favorecidos economicamente, em favor de novos moradores mais ricos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!