Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Como um típico reflexo cultural do período da colonização, o nacionalismo e o indianismo
predominaram como ideologias em nosso país ao longo do século XVIII.
ecoaram entre nós formas e ideias da literatura europeia ao longo do Romantismo.
revelaram-se aqui como conquistas de uma literatura autenticamente nativa.
ganharam alguma expressão tão somente com o advento da Semana de 22.
nasceram como ideologias nossas, aptas a serem assimiladas por outros países.
A alternativa que descreve corretamente as características da primeira geração do Romantismo no Brasil, o nacionalismo e o indianismo, é a B.
Esse momento da literatura é caracterizado por sua valorização da pátria brasileira – dado que se mistura com o período histórico de Independência do Brasil – e construção do indígena como um símbolo heroico dessa nação. No entanto, diferentemente do que sugerem as alternativas C e E, tais tendências não são tipicamente brasileiras, uma vez que o nosso Romantismo se inspirou naquele vigente na Europa (como apontado pela alternativa B), na qual o sentimento nacionalista se relacionava com as revoluções e construções de estados nacionais do período e cujo herói era o cavaleiro medieval. As alternativas A e D são incorretas devido ao anacronismo, já que o Romantismo é do século XIX e elas fazem referência, respectivamente, aos séculos XVIII e XX.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!