Questão 11 - Prova Geral e Medicina - PUC Campinas 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 11

Objetiva
11

Flores flutuantes para limpar rios

     Flores cultivadas em esteiras de espuma de polietileno ajudaram a limpar a água poluída por material orgânico em um experimento feito em tanques na Universidade Internacional da Flórida (FIU) em Miami, nos Estados Unidos. Foram criadas jangadas flutuantes com 1,3 centímetro de espessura, 1,2 metro (m) de largura e 1,8 m de comprimento, com orifícios, ocupados por duas espécies de zínias (Zinnia spp.), duas variedades de girassol (Helianthus annuus) e cravo-africano (Tagetes erecta). As plantas foram cultivadas durante 12 semanas em cinco tanques, de 2 300 litros de água cada um, que refletiam os rios poluídos próximos. Apenas os cravos sobreviveram − provavelmente por causa de uma peculiaridade, as raízes extras que crescem a partir de seus caules. Eles extraíram 52% mais fósforo e 36% mais nitrogênio do que os tratamentos habituais e produziram uma média de 65 flores de qualidade comercial por metro quadrado.

(Adaptado de: Flores flutuantes para limpar rios. Revista Pesquisa Fapesp)

Muitos rios que banham grandes cidades tiveram sua fauna e flora destruídas por causa do contínuo lançamento de esgotos humanos sem tratamento. Os cravos despoluidores podem ser uma estratégia interessante para tentar reabilitar esses rios poluídos porque

Alternativas

  1. A

    a diminuição dos compostos fosfatados e nitrogenados reduz a eutrofização e, por consequência, a população bacteriana aeróbica.

  2. B

    a oxigenação dos corpos d’água é facilitada pelo metabolismo das raízes dos cravos, uma vez que quebram os fosfatos em oxigênio e fósforo.

  3. C

    a maior absorção de fósforo e nitrogênio favorece a proliferação de bactérias aeróbicas, aumentando a oxigenação da água.

  4. D

    essas plantas se mostraram capazes de favorecer a eutrofização, fenômeno que permite o desenvolvimento das espécies aquáticas pioneiras.

  5. E

    a liberação de grandes quantidades de oxigênio na água devido à maior produção de flores permite a manutenção de diferentes formas de vida aquáticas.

Gabarito:
    A

O lançamento de esgotos contendo compostos fosfatados e nitrogenados nos rios pode causar a eutrofização, que tem como consequências a redução da concentração de gás oxigênio na água, devido à ação de bactérias anaeróbicas, e a morte dos seres aeróbicos, como os peixes.  

Devido à presença dos cravos, houve maior absorção dos compostos fosfatados e nitrogenados, reduzindo a eutrofização e, por consequência, a população bacteriana aeróbica, que consumiria o gás oxigênio da água para decompor a matéria orgânica morta, causando a morte dos animais e outros seres aeróbicos.  

11

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!