Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 3, baseie-se no texto a seguir.
Os riscos de comer carne vermelha
Quanto maior o consumo de carne vermelha, maior o risco de desenvolver diabetes tipo 2, fator de risco para doenças cardiovasculares e câncer. Comer carne vermelha processada (salsicha, cachorro-quente bovino ou suíno e bacon) ou não processada (hambúrguer magro ou normal, carne bovina, suína ou de cordeiro como sanduíche ou prato principal) foi associado a um risco 51% e 40% maior de diabetes tipo 2. O estudo não prova que comer carne vermelha causa diabetes tipo 2, mas já se sabe que a gordura saturada, abundante em carnes vermelhas, reduz a sensibilidade à insulina e o funcionamento das células beta do pâncreas, que produzem insulina, responsável pelo controle da glicose no sangue.
(Adaptado de: Os riscos de comer carne vermelha. Revista Pesquisa Fapesp)
Considere as seguintes estruturas para a glicose.
Um ácido carboxílico é o produto da reação de ( I ) da estrutura de cadeia ( II ). As funções orgânicas que diferenciam as moléculas de glicose são a função ( III ) para a estrutura de cadeia fechada e a função ( IV ) para a estrutura de cadeia aberta. A função orgânica comum a essas estruturas é a função ( V ).
As lacunas de I, II, III, IV e V são preenchidas, correta e respectivamente, por:
oxidação − fechada − éter − ácido carboxílico − álcool
substituição − fechada − éster − aldeído − ácido carboxílico
oxidação − aberta − éter − aldeído − álcool
hidrólise − fechada − cetona − aldeído − álcool
redução − aberta − éster − álcool − ácido carboxílico
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!