Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
As cidades que explodem no mundo em desenvolvimento também entretecem novos e extraordinários corredores, redes e hierarquias. Nas Américas, os geógrafos já mencionam um leviatã conhecido como Região Metropolitana Ampliada Rio-São Paulo (RMARSP), que inclui as cidades de tamanho médio no eixo viário de 500 quilômetros entre as duas maiores metrópoles brasileiras, assim como a importante área industrial dominada por Campinas; com uma população atual de 37 milhões de habitantes, essa megalópole embrionária já é maior que Tóquio-Yokohama.
(Adaptado de: DAVIS, Mike. Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 16)
O texto faz referência ao processo de
depopulação.
desindustrialização.
ruralização.
conurbação.
desmetropolização.
O texto descreve o que se conhece por conurbação, processo pelo qual duas ou mais áreas urbanas próximas se expandem e se fundem. Com esse processo, surge gradualmente uma única região metropolitana contínua, em que desaparecem os limites entre as cidades. O processo ocorre devido ao crescimento populacional e à expansão das infraestruturas urbanas, podendo incluir estradas, transporte público e serviços. A conurbação resulta, também, em uma integração econômica, social e funcional entre as cidades envolvidas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!