Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Os riscos de comer carne vermelha
Quanto maior o consumo de carne vermelha, maior o risco de desenvolver diabetes tipo 2, fator de risco para doenças cardiovasculares e câncer. Comer carne vermelha processada (salsicha, cachorro-quente bovino ou suíno e bacon) ou não processada (hambúrguer magro ou normal, carne bovina, suína ou de cordeiro como sanduíche ou prato principal) foi associado a um risco 51% e 40% maior de diabetes tipo 2. O estudo não prova que comer carne vermelha causa diabetes tipo 2, mas já se sabe que a gordura saturada, abundante em carnes vermelhas, reduz a sensibilidade à insulina e o funcionamento das células beta do pâncreas, que produzem insulina, responsável pelo controle da glicose no sangue.
(Adaptado de: Os riscos de comer carne vermelha. Revista Pesquisa Fapesp)
A análise de gordura bovina, presente na carne vermelha, revelou 15%, em massa, para o ácido esteárico, , um ácido graxo. Para neutralizar esse ácido com solução de NaOH , contido em 5,0 g dessa gordura é necessário utilizar da solução alcalina o volume, em mL, de
2,64
26,4
264
17,6
176
Massa de ácido graxo contido na gordura: 15% de 5 g
Massa de ácido graxo contido na gordura = 0,15 5 = 0,75 g
Massa molar do ácido esteárico: = 284 g/mol
Quantidade em mol de ácido esteárico na gordura:
x = 0,00264 mol
Estequiometria da reação de neutralização 1 : 1
Logo, a quantidade em mol do NaOH utilizado na neutralização é 0,00264 mol.
Concentração da solução de NaOH: 0,1 mol/L
y = 0,0264 L =
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!