Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
As ondas de calor estão aumentando em frequência e intensidade de forma diretamente relacionada ao aquecimento global. Nos últimos 14 meses, a temperatura média global subiu cerca de 1,5°C, o maior aumento comparado com o período pré-industrial (1850-1900), com projeções indicando um aumento até superior a 3°C até o final do século. Entre 2015 e 2021, os anos mais quentes foram registrados, com uma intensificação das ondas de calor diretamente ligada a esse aquecimento. Em 2023, a Europa enfrentou uma das ondas de calor mais severas, com temperaturas acima de 45°C.
(Adaptado de: NOBRE, Carlos. A intensificação das ondas de calor e o papel do ar-condicionado. Ecoa UOL)
O aquecimento global é causado
pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso, os clorofluorcarbonetos e o ozônio.
pela interação entre os ventos solares e a ionosfera terrestre, que afeta a dispersão dos gases na atmosfera, criando uma camada que retém calor.
pelo aumento das atividades humanas de regeneração da vegetação, que está diretamente ligada ao processo de aquecimento das águas subterrâneas.
exclusivamente pelo aumento anormal da atividade solar e pela intensificação das emissões de radiação ultravioleta (UV).
principalmente pelas emissões naturais de fontes como erupções vulcânicas e degradação da matéria orgânica.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!