Questão 13 - Prova Geral e Medicina - PUC Campinas 2025

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 13

Objetiva
13

O ciclismo é um esporte que ficou marcado pela infeliz história de Lance Armstrong, um atleta que construiu uma carreira repleta de vitórias e títulos baseados no aumento da eficiência corporal a partir do uso de substâncias proibidas. Atualmente, sabe-se que uma das substâncias usadas por esse atleta e por muitos outros em diferentes esportes é uma versão sintética do hormônio eritropoetina (EPO). A versão natural desse hormônio é produzida pelos rins e estimula a medula óssea a realizar a eritropoiese. Para maximizar a vantagem competitiva, alguns atletas trapaceiros ainda faziam uso de transfusões autólogas − injeções de bolsas de concentrado de hemácias do próprio atleta, retiradas e conservadas com meses de antecedência. 

A vantagem competitiva que pode ser obtida pelas formas de doping descritas acima se dá 

Alternativas

  1. A

    pelo maior volume de plasma sanguíneo no corpo do atleta, o que evita o desequilíbrio de eletrólitos nas células musculares durante a competição.

  2. B

    pela maior quantidade de hemácias por volume sanguíneo o que permite maior transporte de nutrientes para as células musculares.

  3. C

    com o aumento de glóbulos vermelhos por volume sanguíneo, o que permite maior captação e transporte de gás oxigênio para as células musculares durante a competição.

  4. D

    pelo aumento da capacidade pulmonar do atleta em virtude da maior quantidade de hemoglobina circulante, o que aumenta o fôlego durante a competição. 

  5. E

    pela maior produção de todos os elementos figurados sanguíneos, o que garante maior obtenção de energia pelas células musculares durante o esforço físico.

Gabarito:
    C

A ação do hormônio eritropoietina (EPO) consiste em estimular a produção de hemácias, também denominadas eritrócitos ou glóbulos vermelhos, e, consequentemente, aumentar a captação de O2 e o seu transporte a todas as células do organismo. Para os atletas trapaceiros, a vantagem competitiva seria obtida na medida em que uma maior oxigenação proporcionaria incremento na atividade das células musculares e, consequentemente, um desempenho superior ao de atletas que não estivessem fazendo uso do hormônio. 

13

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!