Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Considere o mapa abaixo.
A distribuição das empresas industriais
(IBGE. Atlas geográfico escolar. 9.ed. Rio de Janeiro. IBGE: 2019. p. 143)
Sobre a distribuição das empresas industriais no Brasil,
a maior quantidade de empresas industriais está na região Sudeste, especialmente em São Paulo e Minas Gerais.
a menor quantidade de empresas industriais está na região Sul.
a maior quantidade de empresas industriais está na região Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
no Nordeste ocorre de forma homogênea, com a mesma quantidade em todos os estados da região.
a maior quantidade de empresas industriais está na região Norte, especialmente no Acre e Roraima.
A questão demanda a leitura das informações presentes no mapa. Nele, identifica-se a distribuição de empresas industriais no território brasileiro. Segundo a legenda, o maior número dessas empresas está nos estados de São Paulo e Minas Gerais, seguido pelos estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), por Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Ceará. O terceiro grupo de estados, aqueles em que há de 51 a 100 empresas industrias, é composto por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba. No quarto grupo, aquele composto por estados em que há entre 26 e 50 empresas industriais, estão Alagoas, Sergipe, Piauí, Tocantins, Rondônia e Amazonas. Fechando, no quinto grupo, estão os estados Acre, Roraima e Amapá.
Entre as alternativas, apenas a A faz a leitura correta do mapa: a maior quantidade de empresas industriais está no Sudeste, em especial em São Paulo e Minas Gerais, que lideram o cenário nacional.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!