Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
A hipermetropia é uma deficiência de refração do olho que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Isso causa dificuldade para enxergar o que está mais próximo dos olhos. Para focar a imagem, o texto que está em um livro, por exemplo, o hipermetrope precisa afastá-lo. Dentre as causas, está o formato dos olhos mais achatado do que o normal, que pode ocorrer em razão de características genéticas. A hipermetropia pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou por meio de cirurgia.
(Disponível em: https://holhos.com.br. Adaptado)
Considere que uma pessoa, com o mesmo nível de hipermetropia em ambos os olhos, só consiga enxergar com nitidez um objeto situado a 25 cm de seus olhos, se as lentes dos óculos por ela utilizado conjugarem uma imagem virtual desse objeto à distância de 75 cm dos olhos dessa pessoa. Essas lentes devem ser
convergentes, com distância focal igual a 18,75 cm.
convergentes, com distância focal igual a 37,50 cm.
divergentes, com distância focal igual a 18,75 cm.
divergentes, com distância focal igual a 37,50 cm.
divergentes, com distância focal igual a 50 cm.
A hipermetropia é um distúrbio da visão em que a pessoa possui dificuldade para enxergar objetos próximos, pois as imagens se formam atrás da retina. Para correção, é necessária uma lente convergente.
Para determinar a distância focal, tem-se:
P = 25 cm
P' = –75 cm (negativo devido à imagem ser virtual)
Aplicando a equação de Gauss:
(lente convergente, f > 0)
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!