Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Na fase reprodutiva, aproximadamente a cada 28 dias, o organismo feminino humano prepara-se para a reprodução. Se a fecundação não ocorrer em um ciclo de preparação, o revestimento da parede uterina é eliminado e o organismo reiniciará outro ciclo de preparação. Em cada ciclo, às vezes dois ou mais oócitos amadurecem e são liberados. O nível de um dos hormônios relacionados ao ciclo menstrual está diretamente relacionado à probabilidade de gêmeos fraternos. Esse nível varia entre as famílias e grupos étnicos, assim como aumenta a partir da puberdade até a menopausa.
O hormônio que está ligado à probabilidade de ocorrência de gêmeos fraternos é:
LH.
Estrogênio.
FSH.
Gonadotrofina coriônica.
Progesterona.
No início do ciclo menstrual, o FSH (hormônio folículo-estimulante) é liberado no sangue pela adenoipófise. Esse hormônio age sobre os ovários, estimulando o crescimento e o amadurecimento dos folículos ovarianos. A cada ciclo de 28 dias, geralmente, um folículo se desenvolve e dá origem a apenas um oócito. Alterações nos níveis de FSH podem promover o crescimento e o amadurecimento de dois ou mais folículos, resultando no desenvolvimento de mais de um oócito. Assim, caso fossem disponibilizados dois ou mais gametas femininos viáveis, aumentariam as probabilidades de que fecundações simultâneas ocorressem, favorecendo a formação de gêmeos fraternos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!