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As questões a que os pré-socráticos tentaram responder foram precipuamente questões cosmológicas, mas também havia questões de teoria do conhecimento. Creio que a filosofia deva retornar à cosmologia e a uma teoria simples do conhecimento. Há pelo menos um problema filosófico que interessa a todos os homens: o problema de compreender o mundo em que vivemos e, portanto, a nós mesmos (que somos parte do mundo) e nosso conhecimento acerca dele.
[...] Para mim, tanto a filosofia como a ciência perdem todo o encanto quando abrem mão dessa busca – quando se tornam especializações e deixam de ver os enigmas do mundo e de se maravilhar com eles. A especialização pode ser uma grande tentação para o cientista. Para o filósofo, é pecado mortal.
(Adaptado de: POPPER, K. “De volta aos pré-socráticos”. In: O mundo de Parmênides: ensaios sobre o iluminismo pré-socrático. São Paulo: UNESP, p. 2)
O autor do texto ao se referir à filosofia, em especial à filosofia pré-socrática, aproxima-a da ciência na medida em que
a filosofia pré-socrática investiga, sobretudo, um princípio ordenador da natureza.
ambas, ao discutirem a origem do cosmos, valem-se de um princípio místico.
as duas buscam um conhecimento especializado sobre a natureza.
a filosofia desde sua origem é metafísica, buscando o ser das coisas.
os filósofos pré-socráticos tinham como tema central as questões morais.
Os filósofos pré-socráticos são aqueles, como o nome deixa explícito, anteriores à elaboração da Filosofia por Sócrates. Em comum, tais filósofos têm atribuída a eles a característica de terem se empenhado na compreensão do universo, buscando identificar seu princípio formador (quais são suas características) e o entendimento sobre o conhecimento. O texto de Karl Popper identifica em sua primeira parte exatamente essa informação: “As questões a que os pré-socráticos tentaram responder foram precipuamente questões cosmológicas, mas também havia questões de teoria do conhecimento”. Avançando em sua argumentação, Popper identifica que há um problema filosófico comum a todos os homens, que é compreender o mundo e a nós mesmos. Ainda, segundo o autor, a Filosofia e a Ciência, ao abrirem mão desse problema, caminhando pela especialização, perdem “todo o encanto”. Retomando aos pré-socráticos, é correto afirmar que investigavam “um princípio ordenador da natureza (alternativa A)”.
É incorreto, por sua vez, afirmar que tanto Filosofia quanto Ciência partem de um princípio místico (alternativa B), ou que as duas buscam conhecimento especializado (alternativa C – a filosofia pré-socrática não tem esse propósito), ou que a Filosofia é metafísica (alternativa D – ela é cosmológica), ou que os pré-socráticos tinham questões morais como tema central (alternativa E).
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