Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
As questões a que os pré-socráticos tentaram responder foram precipuamente questões cosmológicas, mas também havia questões de teoria do conhecimento. Creio que a filosofia deva retornar à cosmologia e a uma teoria simples do conhecimento. Há pelo menos um problema filosófico que interessa a todos os homens: o problema de compreender o mundo em que vivemos e, portanto, a nós mesmos (que somos parte do mundo) e nosso conhecimento acerca dele.
[...] Para mim, tanto a filosofia como a ciência perdem todo o encanto quando abrem mão dessa busca – quando se tornam especializações e deixam de ver os enigmas do mundo e de se maravilhar com eles. A especialização pode ser uma grande tentação para o cientista. Para o filósofo, é pecado mortal.
(Adaptado de: POPPER, K. “De volta aos pré-socráticos”. In: O mundo de Parmênides: ensaios sobre o iluminismo pré-socrático. São Paulo: UNESP, p. 2)
O autor do texto ao se referir à filosofia, em especial à filosofia pré-socrática, aproxima-a da ciência na medida em que
a filosofia pré-socrática investiga, sobretudo, um princípio ordenador da natureza.
ambas, ao discutirem a origem do cosmos, valem-se de um princípio místico.
as duas buscam um conhecimento especializado sobre a natureza.
a filosofia desde sua origem é metafísica, buscando o ser das coisas.
os filósofos pré-socráticos tinham como tema central as questões morais.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!