Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Considere.
A democracia é principalmente uma ideia ética, jurídica e política: faz da igualdade de condições o grande motor de transformação da sociedade moderna, oferece transparência e visibilidade ao poder − o poder que ficava oculto dentro dos palácios vai para a praça pública, vai para o centro da aglomeração urbana −, e seu avanço é provocado pela conquista e expansão do catálogo de direitos. Ela é também um valor que deve ser ampliado ao maior número de campos da experiência humana. Por fim, a democracia é reinvenção permanente da política.
(SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. Caderno de atividades: resumos, atividades propostas e conceitos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. p. 123-124)
(Disponível em: http://tidbrasil.org.br)
O conceito de democracia moderna e a charge acima
divergem, uma vez que o pilar da democracia é a restrição da igualdade de condições em participar da política. A charge indica que todos os cidadãos estão incluídos no regime político por também serem sócios do “Clube Brasil”.
convergem, uma vez que a democracia ocorre nos palácios e está simbolicamente representada na charge pelo “Clube Brasil”.
convergem, uma vez que a democracia é um regime baseado na expansão do catálogo de direitos. A charge manifesta a conquista de direitos de participação de todas as pessoas na sociedade já que foram convidadas para o “Clube Brasil”.
convergem, uma vez que o pilar da democracia é a igualdade de condições em participar da política. A charge indica que todos os cidadãos já estão inseridos no “Clube Brasil”.
divergem, uma vez que o pilar da democracia é a igualdade de condições em participar da política. A charge indica que nem todos os cidadãos estão incluídos no regime político por não serem sócios do “Clube Brasil”.
A resolução desta questão envolvia estabelecer a compreensão dos dois documentos e associá-los. Assim, no primeiro documento, afirma-se que a democracia tem na igualdade de condições o “motor” para transformações, sendo um valor que precisa ser “ampliado ao maior número de campos da experiência”. O segundo documento, a charge, por sua vez, posiciona a palavra "democracia" em letras garrafais na centralidade da imagem, sendo que a letra D apresenta uma pequena porta em sua base, onde se lê “Clube Brasil”, remetendo-se à entrada de clubes ou espaços de divertimento destinados a perfis específicos de pessoas. Nesse clube, chamado de Brasil, há duas figuras que se assemelham a seguranças posicionadas ao lado da porta e algumas pessoas pretas que parecem formar uma fila. Essas pessoas encontram as portas do “Clube Brasil” fechadas. Ou seja, o documento 1 e o documento 2 divergem em suas interpretações: o primeiro afirma a igualdade de condições; o segundo indica que há pessoas que ficam excluídas da democracia.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!