Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Atenção: Para responder às questões de números 6 a 8, baseie-se no texto a seguir.
Sem pílulas douradas
Elogiar exageradamente um escritor, sobretudo um iniciante, é uma ótima maneira de lhe alimentar a vaidade e corroer o que tiver de talento. As pílulas douradas − isto é, os elogios excessivos − na verdade podem fazer mal a um jovem criador. Bandeira, Drummond e Guimarães Rosa não eram tudo em seus primeiros escritos. Cresceram muito por conta de críticas justas, de pareceres honestos, e não por incentivos benevolentes.
São tiros pela culatra os adjetivos desmedidos, aplicados sem critério a obras imaturas. Se a intenção é estimular o autor em seus primeiros passos, que se busque identificar com rigor os limites reais de sua criação. É pela compreensão e pela definição dos limites pessoais da linguagem autoral que todas as obras literárias (as gigantescas, inclusive) se determinam com personalidade e se afirmam tanto em seu sentido mais particular como em seu alcance mais geral.
(Claudino da Veiga, a editar)
O período Cresceram muito por conta de críticas justas [...], e não por incentivos benevolentes ganha nova redação, na qual se mantêm a correção, a coesão e a coerência, na seguinte proposta:
Apesar dos incentivos benevolentes, as críticas justas ajudaram-lhes a crescerem.
Receberam incentivos benevolentes, por cujos não cresceram, mas por críticas justas.
Não foram por incentivos benevolentes, mas por críticas justas que cresceram.
Foram críticas justas, senão por incentivos benevolentes, que viriam a crescer.
Em lugar de incentivos benevolentes, as críticas justas fizeram-nos crescer.
O período cuja reescrita foi solicitada guarda uma relação de oposição entre as orações, ao mostrar que o motivo do crescimento dos autores anteriormente mencionados foi a realização de críticas justas a seu trabalho, e não de incentivos, como se poderia achar. Nesse sentido, a única alternativa que corretamente preserva tal relação na frase reescrita é a E: “Em lugar de incentivos benevolentes, as críticas justas fizeram-nos crescer.”
Embora as alternativas B e D também contenham a relação de oposição entre as orações, elas têm problemas de correção gramatical (uso incorreto do pronome relativo “cujo” na letra B e concordância verbal inadequada do verbo “ser” na letra D) e de coerência com o texto (não é explicitado no texto se os autores receberam críticas benevolentes, como afirmado em B), o que impede que elas sejam as alternativas corretas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!