Questão 58 - Conhecimentos Gerais - Santa Casa 2026

Gabarito

Questão 58

Objetiva
58

Leia o texto para responder às questões 57 e 58.

O maior vulcão da Europa, o Monte Etna, na Itália, teve uma erupção intensa em 02.06.2025 com lançamento de uma coluna densa de cinza e gases, que atingiu cerca de 6 km de altitude. Satélites da Agência Espacial Europeia detectaram, na atmosfera, altas concentrações de dióxido de enxofre (SO2), sulfeto de hidrogênio (H2S), cloreto de hidrogênio (HCl), dióxido de carbono (CO2) e monóxido de nitrogênio (NO), dentre outros gases. Essas emissões gasosas podem gerar neblina ácida e prejudicar a qualidade do ar e a saúde da população das regiões próximas ao vulcão.

(www.livescience.com, 04.06.2025.)

Os gases emitidos nas erupções vulcânicas são muito reativos. O cloreto de hidrogênio pode originar o gás cloro Cl2, que, por sua vez, reage com o monóxido de nitrogênio (NO) e forma o gás irritante e tóxico NOCl, conforme representado na equação a seguir.

2NO g+Cl2 g2NOCl g

Um estudo cinético foi realizado em laboratório, em um sistema fechado contendo os gases cloro e monóxido de nitrogênio, sob condições controladas. Os resultados da rapidez de formação do gás NOCl para três experimentos são representados na tabela.

Os resultados desse estudo mostram que a ordem da reação global e o valor da constante de velocidade para essa reação são, respectivamente,

Alternativas

  1. A

    3 e 1,8 × 10-1.

  2. B

    3 e 1,8 × 102.

  3. C

    3 e 3,6 × 10-1.

  4. D

    2 e 1,44 × 10-2.

  5. E

    2 e 1,44 × 102.

Gabarito:
    B

Determinação das ordens dos reagentes através da análise da tabela de experimentos:

Do experimento I para o experimento II, a concentração de NO fica constante e, ao dobrar a concentração de Cl2, a rapidez da reação também dobra. Desse modo, o Cl2 é de primeira ordem.

Do experimento II para o experimento III, a concentração de Cl2 fica constante e, ao dobrar a concentração de NO, a rapidez da reação fica quatro vezes maior. Desse modo, o NO é de ordem 2.

Logo, a lei da velocidade escrita é:

v=kNO2Cl2

A ordem da reação global é dada pelo somatório das ordens dos reagentes, ou seja, a reação é de ordem 3.

Para o cálculo da constante de velocidade, basta substituir os dados de um dos experimentos da tabela. Considerando o experimento I, tem-se:

v=k[NO]2[Cl2]0,18=k (0,1)2·(0,1)k=1,8 · 102 L2 · mol2 · s-1

 

58

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!