Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Em 18 de março de 1803, Talleyrand, ministro dos Negócios Exteriores do Primeiro-cônsul Napoleão Bonaparte, recebe o diplomata americano Robert Livingston. Assim que o diplomata entra no seu gabinete, Talleyrand o interpela: “Quanto vocês pagariam por todo o território da Luisiana?”. O diplomata fica surpreso, os franceses lhe propõem a venda da metade do continente americano.
(Philippe Jacquin. Vers l´ouest un nouveau monde, 1987. Adaptado.)
O negócio proposto pelo ministro francês, conforme descrito no excerto,
visava refazer o tesouro do Estado francês afetado pelas campanhas militares e garantiu o direito das nações indígenas norte-americanos às suas terras tradicionais.
consolidava uma aliança militar do consulado francês com a presidência dos Estados Unidos e abriu o mercado comprador norte-americano à indústria francesa.
expressava a política de proteção francesa aos territórios espanhóis na América e evitou a anexação de territórios latino-americanos pelos Estados Unidos.
resultava das guerras sucessivas provocadas pela Revolução Francesa e implicou a expansão econômica da República Americana.
baseava-se na Declaração de Direitos da Revolução Francesa e fortaleceu os fundamentos democráticos da Revolução Americana.
Ao final da Revolução Francesa, e com a ascensão do consulado napoleônico, a base do novo governo francês foi o levantamento de verba para a reconstrução do país. Com isso, a França cessou as guerras, reorganizou sua economia interna e vendeu territórios coloniais para financiar o projeto. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos, recentemente emancipados, iniciaram o processo de expansão para o oeste principalmente com a compra de territórios. Foi nesse contexto que a Louisiana foi vendida pela França e adquirida pelos Estados Unidos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!