Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Mais de 60 líderes de países dos cinco continentes estiveram em Nice, cidade portuária no sul da França, para a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos. Na cúpula, realizada entre os dias 09 a 13 de junho de 2025, mais 19 países ratificaram o Tratado de Proteção da Biodiversidade Marinha em Áreas além da Jurisdição Nacional (Tratado do Alto Mar), elevando o total para 51 partes (50 países mais a UE). Com isso, o acordo está mais perto que nunca de alcançar o limite de 60 adesões, que é necessário para que ele entre em vigor, permitindo o estabelecimento de áreas protegidas em alto mar.
(wwf.org.br. Adaptado.)
São objetivos do Tratado do Alto Mar
a aplicação de taxas para exploração oceânica e o combate à poluição marinha.
a licença para a mineração em águas profundas e a divisão equitativa dos recursos.
a descarbonização do transporte marítimo e a cooperação internacional.
o patenteamento dos recursos genéticos e o financiamento de pesquisas.
a regeneração de ecossistemas marinhos e a justa partilha de benefícios.
Um dos principais objetivos do tratado é regenerar ecossistemas marinhos em águas internacionais (além da jurisdição dos Estados Nacionais) e, assim, beneficiar os países signatários (justa partilha). As áreas de águas internacionais cobrem mais de 70% da superfície terrestre, e sua proteção e uso sustentável são fundamentais para conservar a biodiversidade marinha. Nas demais alternativas, o foco não está na questão central, como na alternativa C, que aborda a descarbonização dos navios, ou a A e B, que, de alguma forma, incentivam a exploração. Na alternativa D, é citado o patenteamento, ato contrário à partilha justa proposta pelo acordo.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!