Questão 30 - Conhecimentos Gerais - Santa Casa 2026

Gabarito

Questão 30

Objetiva
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Analise a imagem retirada do game digital Kawã na terra dos indígenas Maraguá, produzido pelo “Laboratório Leetra da Universidade Federal de São Carlos”, e destinado a crianças e professores de educação infantil e ensino fundamental.

(Pesquisa FAPESP, no 343, setembro de 2024.)

Ao buscar retratar os ritos de passagem de uma criança para a fase adulta em uma nação indígena da Amazônia, o jogo

Alternativas

  1. A

    favorece a identificação de um público jovem brasileiro com o universo cultural indígena.

  2. B

    comprova o preconceito dos estudantes do ensino básico em relação aos povos indígenas.

  3. C

    estimula a difusão de valores ligados à guerra como oposição à cultura urbanizada.

  4. D

    descaracteriza a pureza natural da cultura indígena ao associá-la a imagens digitais.

  5. E

    expõe o isolamento dos povos indígenas amazônicos em relação à sociedade brasileira.

Gabarito:
    A

O excerto apresenta uma imagem de um game que protagoniza a História dos povos indígenas, abordando elementos culturais, como ritos de passagem da infância para a fase adulta. O game foi produzido pela UFSCar e é destinado a professores da educação básica; portanto, tem uma importância didática. Ao trazer os povos indígenas como protagonistas, sujeitos de sua história, para crianças e jovens na educação básica, o jogo busca promover a identificação de jovens brasileiros com a cultura indígena, visando superar estereótipos e preconceitos construídos historicamente.

O game promove uma aproximação entre o universo cultural de jovens indígenas e de não indígenas, problematizando visões preconceituosas e simplificadoras, como o suposto "isolamento dos povos indígenas" ou a "pureza natural da cultura indígena".

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