Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador, podendo se estender desde a costa da América do Sul até o meio do Pacífico Equatorial. No fenômeno, as águas ficam, pelo menos, 0,5 ºC acima da média por um longo período de tempo de, no mínimo, seis meses. Vale lembrar que o El Niño não tem um período de duração definido, podendo persistir até dois anos ou mais.
(https://portal.inmet.gov.br. Adaptado.)
A formação do fenômeno El Niño está relacionada com
o fortalecimento das monções de verão.
a intensificação da ressurgência.
o enfraquecimento dos ventos alísios.
a diminuição das brisas marítimas.
a ativação da área da anticiclonal.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico peruano, gerando modificações na temperatura, pluviosidade e circulação da atmosfera em todo o planeta. Nos anos sem a ocorrência do El Niño, os ventos alísios promovem a movimentação das águas superficiais da região, permitindo a ascensão de águas mais frias antes situadas em regiões mais profundas, na termoclima. Com o enfraquecimento desses ventos, ocorre a estagnação de águas superficiais na região e o maior aquecimento.
Alternativa A: incorreta. As monções estão associadas de forma mais intensa à região do sul e sudeste asiático, e acontecem apenas de forma residual em outros continentes, mas sem associação com o fenômeno.
Alternativa B: incorreta. A ressurgência caracteriza-se pela ascensão das águas mais frias e ricas em oxigênio e nutrientes da termoclima na superfície, fenômeno que intensifica-se na La Niña, e não no El Niño.
Alternativas D e E: incorretas. As brisas marítimas são ventos diários que ocorrem nas praias e os anticiclones, zonas de alta pressão dispersivas de ventos, sem relação com o El Niño.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!