Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A urbanização brasileira encontra suas raízes nas peculiaridades da economia colonial, que se traduzem num “urbano” cujo sentido é dado pela cidade enquanto locus de poder e enquanto sede do capital comercial, elemento de ligação entre a economia agroexportadora e a circulação internacional de mercadorias.
(Neide L. Patarra. “Dinâmica populacional e urbanização no Brasil: o período pós-30”. In: História Geral da Civilização Brasileira, tomo III, vol. 4., 1986.)
O excerto sustenta que o processo inicial de urbanização brasileira
associou os interesses socioeconômicos locais a uma rede ampliada de circulação de mercadorias.
constituiu-se com a expansão do mercado consumidor de produtos tropicais nas grandes cidades coloniais.
dependeu da concentração da mão de obra operária nas regiões de maior desenvolvimento econômico.
resultou na formação de cidades autônomas geridas exclusivamente pelo grande capital mercantil exportador.
manteve uma relação socioeconômica muito tênue com os mercados geograficamente afastados do litoral.
O excerto reflete sobre a urbanização no Brasil e enxerga suas raízes no período colonial, em que as cidades eram um espaço de poder e sede do capital comercial, articulando produção agroexportadora e mercados consumidores externos. Desta forma, era o espaço em que interesses locais (como dos senhores de engenhos de açúcar, por exemplo) se articulavam com interesses mais amplos, (como os dos comerciantes portugueses).
A produção colonial de produtos tropicais visava a mercados externos, e não às cidades coloniais; tampouco as cidades eram autônomas em relação ao capital mercantil exportador, mas articuladoras dele; as cidades mantiveram relações socioeconômicas intensas com mercados afastados do litoral: é o caso das relações entre Rio de Janeiro e a região mineradora, no século XVIII, por exemplo.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!