Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Leia o texto e analise a figura para responder às questões 52 e 53.
Em uma demonstração experimental a respeito dos assuntos misturas, polaridade e interações intermoleculares, a mistura álcool isopropílico e água (situação 1) foi submetida ao aquecimento, atingindo a ebulição na temperatura constante de 80,4 °C.
Após resfriamento à temperatura ambiente, foi adicionada à mistura uma certa quantidade de cloreto de sódio (situação 2). Em seguida, feita a agitação para total solubilização, com formação de uma solução saturada com corpo de fundo, a mistura líquida se separou em duas fases líquidas (situação 3).

Na tabela são fornecidas informações a respeito do álcool isopropílico, da água e da solução saturada de cloreto de sódio.

A classificação da mistura contida no béquer na situação 1 e a técnica de separação adequada para separar o álcool isopropílico da mistura na situação 3 são, respectivamente,
mistura azeotrópica e decantação.
mistura simples e decantação.
mistura eutética e filtração.
mistura simples e sedimentação.
mistura azeotrópica e filtração.
A mistura contida no béquer, na situação 1, apresentou, conforme o texto, ebulição constante à temperatura de 80,4 °C, ou seja, temperatura intermediária em relação à de seus componentes. Misturas que apresentam temperatura de ebulição constante e intermediária, quando comparadas à temperatura de seus componentes, são classificadas como misturas azeotrópicas.
A mistura na situação 3 é formada por duas fases líquidas e é adequadamente separada por decantação.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!