Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

A antiga disputa entre Venezuela e Guiana pela região de Essequibo ganhou novos contornos depois que o governo venezuelano realizou um referendo para anexar a região, em dezembro de 2023.
Essequibo, a região em disputa por Guiana e Venezuela

(https://bbc.com.br, 11.12.2023. Adaptado.)
A campanha da Venezuela pela anexação de Essequibo é motivada por uma complexa combinação de fatores. Dentre esses fatores, encontra-se o interesse venezuelano em
proteger as populações de língua espanhola e integrar as culturas ancestrais para proteger a Amazônia.
corrigir a injustiça histórica de posicionamento de fronteira e explorar reservas de lítio para avançar na produção de tecnologia.
acessar reservas de recursos naturais e criar uma propaganda nacionalista para minimizar a crise política e econômica do país.
estabelecer uma zona de defesa contra a influência dos EUA e expandir a área de fronteira do país com o Brasil para aumentar as exportações.
controlar reservas de carvão mineral e aumentar a produção de energia para abastecer as indústrias do país.
A Venezuela enfrenta uma grave crise econômica (marcada pela queda do preço do petróleo e por uma inflação excessiva desde 2015) e uma crise política, agravada pela baixa popularidade do governo Maduro e por impasses eleitorais. Em meio a esse cenário, o país lançou uma campanha nacionalista de retomada da disputa histórica pelo território de Essequibo, área rica em petróleo que corresponde a cerca de 70% do território da Guiana.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!