Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Para responder às questões 26 e 27, analise os dados estatísticos sobre o comércio internacional e intercontinental de escravizados.

Para o período de 1501 a 1600, os dados registram
a inexistência, em todo o período, de formas de trabalho compulsório escravista nas economias das nações do continente europeu.
o predomínio da concentração da mão de obra traficada internacionalmente nas regiões do Caribe e da América Espanhola Continental.
os números totais da população africana e indígena nas sociedades coloniais da América Luso-Espanhola.
os índices das expectativas de vida da mão de obra africana nas atividades econômicas de mineração e agricultura.
o aumento constante do número de trabalhadores e de escravizados explorados nas atividades econômicas do continente africano.
Ao analisar o gráfico, é possível observar que, durante o século XVI, a maior concentração de escravizados se encontra no Caribe e na América Espanhola Continental. Isso ocorreu porque o processo colonial espanhol foi o mais rápido e imediato dentro do continente americano, baseado no descobrimento das jazidas de ouro, e principalmente de prata, nas áreas conquistadas.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!