Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Ao longo da estreita e recortada faixa costeira do litoral centro-meridional brasileiro, nos ambientes estuarinos, ricos em peixes, moluscos e crustáceos, viveram populações pescadoras e coletoras entre 8 mil anos atrás e o início da era cristã. Seus vestígios podem ser vistos em grandes montes feitos de areia, terra e conchas — os chamados sambaquis — onde são encontrados restos alimentares, ferramentas, armas, adornos e os sepultamentos dos que ali viveram. Esses montes, com alturas variáveis, têm alta visibilidade e se destacam na paisagem litorânea.
(https://museunacional.ufrj.br)
A boa conservação dos sambaquis deve-se
ao processo de sedimentação, que recristalizou os minerais da areia.
à ação da lixiviação, que laterizou os hidróxidos de ferro da terra.
à salinização do solo, que solidificou os depósitos de sal do mar.
à ação da chuva, que precipitou carbonato de cálcio das conchas.
ao processo de metamorfização, que solidificou os minerais das conchas.
A questão trata das formações e da preservação dos sambaquis, formação característica de povos caçadores e coletores do litoral brasileiro, que ficaram conhecidos como sambaqueiros. Ao perguntar sobre a boa conservação dos sambaquis, a questão explora a interdisciplinaridade entre Geografia e Química, em que a alternativa correta aborda a formação de crostas carbonáticas resultantes do intemperismo químico nas conchas ricas em carbonato de cálcio.
Alternativa A: incorreta. A boa preservação está relacionada à crosta carbonática e à formação de rochas sedimentares como o calcário, e não a arenitos ou à recristalização do quartzo.
A lixiviação e a laterização são processos de solos característicos de regiões com solo rico em ferro e alta pluviosidade, situação distinta das praias. A salinização é um processo de degradação do solo associado sobretudo a mudanças climáticas e ao mau uso humano, em que o excesso de irrigação com técnicas inadequadas ou altas taxas de evaporação concentram sais antes presentes na água no solo, reduzindo sua fertilidade. Esse processo não tem relação com a preservação dos sambaquis. A metamorfose das rochas ocorre com alta temperatura e pressão, e promoveria a fusão de todos os sedimentos minerais dos sambaquis, e não sua preservação.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!