Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Os sinalizadores de fumaça, itens obrigatórios em embarcações, são usados para indicar a localização para outras embarcações ou aeronaves em situações de emergência. Quando acionados, inicia-se uma reação química que libera fumaça densa e colorida, visível a grandes distâncias, mesmo com mau tempo. A cor produzida nessa reação química, essencial para a sinalização, tem origem na transição de elétrons dos elementos químicos que participam da reação. A tabela apresenta as cores produzidas por alguns elementos químicos.

Determinada marca de sinalizadores apresenta em sua composição um elemento químico de número de massa A = 88 e que possui 50 nêutrons. A cor da fumaça gerada por esse sinalizador é
vermelho-arroxeada.
amarela intensa.
violeta-azulada.
verde-azulada.
vermelha intensa.
A questão indica que a cor produzida por sinalizadores tem origem nas transições eletrônicas dos elementos que compõem tais dispositivos e solicita a identificação da cor da fumaça emitida por um elemento de número de massa A = 88 e número de nêutrons n = 50.
Sabendo que o número atômico é aquele que identifica o átomo de um elemento químico e que pode ser calculado pela diferença entre o número de massa e o número de nêutrons, tem-se:
A = Z + n
Z = 88 50
Z = 38
Com o auxílio da tabela periódica, identifica-se o elemento de número atômico 38 como sendo o estrôncio (Sr); dessa forma, a cor da fumaça é “vermelha intensa”.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!