Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Para responder às questões 26 e 27, analise os dados estatísticos sobre o comércio internacional e intercontinental de escravizados.

Comparando-se os números dos escravizados entrados na América do Norte Continental com os do Brasil, de 1751 a 1825, constata-se que
os números oscilam no Brasil e na América do Norte devido à expansão da economia do café no Brasil e à Guerra Civil nos Estados Unidos.
o número de trabalhadores escravizados desacelera na América do Norte e no Brasil como consequência da reorientação do tráfico de africanos para as economias asiáticas.
o número de entradas de mão de obra africana na América do Norte é superior ao do Brasil em decorrência do dinamismo da economia dos Estados Unidos.
o número de africanos cresce na América do Norte e no Brasil em decorrência dos processos históricos de formação de Estados independentes nos dois países.
os números crescem no Brasil e oscilam na América do Norte na conjuntura histórica da industrialização inglesa e da Independência dos Estados Unidos.
Entre a segunda metade do século XVIII e o início do século XIX, o Brasil passou por um processo de aumento do volume do tráfico de escravizados (relacionado à mineração e à agroexportação) ao passo que os Estados Unidos, em um contexto de Guerra de Independência (a partir de 1776) e de constantes pressões inglesas para o fim do tráfico, oscilaram no que diz respeito à vinda de escravizados africanos para a América do Norte.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!