Questão 31 - Conhecimentos Gerais - Santa Casa 2026

Gabarito

Questão 31

Objetiva
31

     A cartografia social permite às comunidades desenhar, com a ajuda de profissionais, mapas dos territórios que ocupam. Esse tipo de mapeamento social geralmente envolve populações tradicionais e é um instrumento utilizado para fazer valer o registro de suas tradições, a defesa de seus territórios e a promoção de seus direitos.

(https://otss.org.br)

Uma das funções da cartografia social corresponde à

Alternativas

  1. A

    substituição de processos jurídicos por conciliações territoriais.

  2. B

    tradução do conhecimento ancestral em um instrumento de luta política.

  3. C

    criação de planos de gestão externos sem a anuência do Estado.

  4. D

    observação de erros técnicos nos mapas oficiais da região mapeada.

  5. E

    delimitação de áreas voltadas para o arrendamento de terras.

Gabarito:
    B

A questão trata de um tema pouco explorado, mas cada vez mais presente no trabalho dos geógrafos: a cartografia social. O campo da cartografia social surgiu como uma corrente da área cartográfica no fim do século XX, em que geógrafos buscaram romper com o domínio dos técnicos estatais e dar participação e voz às comunidades que detinham conhecimentos antes não valorizados. Dessa forma, a cartografia social busca traduzir em mapas e documentos oficiais saberes e tradições de grupos marginalizados e/ou ancestrais.

O item A, no entanto, poderia gerar dúvida nos estudantes. Com o trabalho de demarcação e registro de terras para comunidades tradicionais e povos originários, muitos conflitos judiciais são conciliados, dando fundamento à alternativa A; porém, este é um desdobramento prático que ocorre em alguns casos da cartografia social, e não a sua função. 

A alternativa C está incorreta, pois, em grande parte dos casos, a cartografia social busca validar e regularizar, perante o Estado, os saberes ancestrais, e não gerir de forma paralela o território. A alternativa D está incorreta pois a cartografia social trata de traduzir em mapas saberes correntes, e não aprimorar tecnicamente os já existentes. A alternativa E atribui função de arrendamento às terras, prática proibida por lei em boa parte das terras auxiliadas pela cartografia social, como terras indígenas, assentamentos para reforma agrária, quilombos etc, fugindo da função dessa prática político-cartográfica.

31

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!