Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Constitui uma característica da industrialização brasileira, que emergiu com a crise de 1929 e que esteve presente também nos períodos posteriores de seu desenvolvimento:
A importância do mercado interno como forma de sustentar a expansão das empresas e garantir a distribuição relativa da renda.
O investimento pesado em pesquisa e inovação como forma de escapar da dependência tecnológica.
A preocupação com a sustentabilidade ambiental dos parques industriais por parte de seus dirigentes e dos órgãos governamentais competentes.
As crises externas como fator de impedimento do crescimento do setor industrial interno, tendo em vista a dinâmica das exportações de produtos primários.
A ausência do Estado como indutor das políticas de incentivo ao crescimento industrial e às exportações.
Após a Crise de 1929, o Brasil passou a investir mais na substituição de importações, com foco no mercado interno. Isso se intensificou nos governos de Vargas e depois no período desenvolvimentista. O mercado interno foi essencial para sustentar a indústria nacional, principalmente em momentos de retração externa. Logo, a alternativa A responde à questão.
Analisando as demais alternativas, historicamente, o Brasil apresenta baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento, o que mantém a dependência tecnológica de países centrais, logo a alternativa B está incorreta. Por sua vez, a questão ambiental só começou a ganhar relevância mais recentemente. Durante boa parte do processo de industrialização, não houve preocupação significativa com sustentabilidade, o que torna a alternativa C incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa D, as crises externas, como a de 1929, impulsionaram a industrialização, pois dificultaram as importações e estimularam a produção interna. Por fim, o Estado teve papel fundamental na industrialização brasileira, sobretudo nos períodos de Vargas, JK e durante o regime militar, com forte intervenção estatal, invalidando, também, a alternativa E.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!