Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Os estômatos são estruturas presentes na epiderme das folhas. Fatores ambientais podem influenciar essas estruturas que se relacionam com o balanço hídrico e de gases no interior das folhas. O fechamento dos estômatos
evita a transpiração cuticular.
ocorre quando a luminosidade e o suprimento de água estão altos.
evita a produção de gás carbônico à noite.
ocorre quando a concentração interna de gás carbônico está alta.
evita a perda de água pelas raízes.
Os estômatos são anexos epidérmicos que atuam como poros, especialmente nas folhas. São constituídos por um conjunto de células anexas (subsidiárias) e duas células-guarda (estomáticas), as quais controlam a abertura e o fechamento estomático através de uma abertura de comunicação com o ambiente, o ostíolo.
O papel do estômato é promover a regulação das trocas gasosas ( e ) – viabilizando a ocorrência da fotossíntese – e da transpiração vegetal (eliminação de água na forma de vapor). Apesar da cutícula, presente na epiderme, também contribuir para a transpiração, a taxa de eliminação de água por essa via é constante, não havendo regulação conforme interação com fatores ambientais.
Existem três fatores principais que estabelecem o controle do fechamento estomático: baixa disponibilidade de água, baixa luminosidade e excesso de . Além de ser potencialmente tóxico, o em elevadas concentrações internas, satura as células-guarda e dificulta a difusão do gás proveniente do ambiente, portanto os estômatos fecham.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!