Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

O conceito de physis (mundo natural) foi central para os primeiros filósofos, como Tales, Anaximandro e Anaxímenes, e sua busca por um princípio fundamental comum a todas as coisas (arkhé). A postura fundamental da filosofia, em oposição ao pensamento mítico, que permitiu a emergência desse conceito foi a
religiosa, voltada para a comunhão do ser humano com a natureza e com a vida, sem separá-los por princípios e efeitos.
dogmática, baseada na tradição e no saber afetivo acerca da orientação de toda ação humana.
irracionalista, baseada na criação de imagens a partir de sentimentos para a interpretação do mundo exterior.
investigativa, ao buscar questionar explicações sobrenaturais em favor de argumentos lógicos para compreender o mundo.
histórica, voltada à construção de narrativas sobre o passado para explicar o presente.
O empreendimento filosófico dos chamados de “pré-Socráticos”, como Tales, Anaximandro e Anaxímenes, era explicar, de maneira distinta dos mitos, os fenômenos naturais. A principal característica de suas formulações era uma postura que buscava estabelecer um princípio fundamental (arkhé) capaz de explicar todas as coisas do mundo natural (physis). Para questionar as explicações mitológicas (sobrenaturais) de sua época, esses filósofos procuraram explicações pautadas na argumentação, observação e descrição do mundo. Portanto, sua atitude era investigativa, gerando um descolamento das formas anteriores de se explicar a realidade.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!