Questão 43 - Prova Geral Medicina - PUC Campinas 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 43

Objetiva
43

No mito, thaumázein é o “maravilhoso”; o efeito de assombro que ele provoca é o sinal da presença nele do sobrenatural. Para os milésios, a estranheza de um fenômeno, em vez de impor o sentimento do divino, propõe-no ao espírito em forma de problema. O insólito não fascina mais, ele mobiliza a inteligência. De silenciosa veneração, a admiração faz-se questionamento. Interrogação.

(Adaptado de: VERNANT, J. P. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia e história. Trad. Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 481)

Constitui uma característica que marca a passagem do pensamento mítico ao filosófico:

Alternativas

  1. A

    Transição – o assombro é ressignificado: de reverência no mito a questionamento na filosofia.

  2. B

    Ruptura – a filosofia rompe com o mito e adota apenas a lógica.

  3. C

    Continuidade – mito e filosofia mantêm os mesmos princípios de verdade.

  4. D

    Afastamento – o assombro filosófico torna-se medo diante da irracionalidade.

  5. E

    Visão divina – ambos veem o mundo regido por deuses, e o assombro é reverência.

Gabarito:
    A

Tanto o pensamento mítico quanto o filosófico partem de certo “espanto com o mundo” em busca de respostas para ele. Do ponto de vista histórico, a transição do pensamento mítico para o filosófico se deu mais pela gradual substituição da explicação mitológica (baseada em narrativas divinas e sobrenaturais) do que por uma explicação filosófica (que busca respostas no uso da razão e da observação). A filosofia, assim, surge como uma forma de pensamento que, em vez de se submeter à fé ou à reverência, propõe-se a compreender e explicar o mundo de maneira crítica e lógica. Seguindo, ainda, o texto, o “assombro” gerava admiração, respeito e reverência. No entanto, com o surgimento da atividade filosófica, este mesmo elemento era tratado como desafio intelectual, como gérmen para o questionamento e para busca por explicações racionais.

43

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!