Questão 11 - Prova Geral Medicina - PUC Campinas 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 11

Objetiva
11

Ao comentar a obra ficcional de Érico Veríssimo, afirma o crítico Wilson Martins: “Ele integra uma longa caminhada que, desde 1922, havia conduzido a literatura brasileira do Modernismo para o moderno.” Dessa caminhada participam as obras mais representativas dos

Alternativas

  1. A

    regionalistas nordestinos, como José Lins do Rego e Graciliano Ramos.

  2. B

    vanguardistas da Semana, como Graça Aranha e Monteiro Lobato.

  3. C

    poetas marcados pela efusão lírica, como Ferreira Gullar e João Cabral de Melo Neto.

  4. D

    cronistas de costumes, como Euclides da Cunha e Lima Barreto.

  5. E

    expoentes da ficção memorialista, como Oswald de Andrade e Raul Bopp.

Gabarito:
    A

A questão pede que se assinale a alternativa em que constam autores brasileiros que, assim como o gaúcho Érico Veríssimo, transitaram do Modernismo de 1922 para o moderno, isto é, para uma literatura atual, mas sem o vanguardismo de 22. Tendo essa informação em vista e sabendo que E. Veríssimo é um romancista que inicia a carreira literária na década de 1930 – em 1932, mais precisamente – e integra a segunda geração modernista, deve-se considerar correta a alternativa A. Essa alternativa menciona como parceiros literários de Veríssimo dois autores que também têm suas obras associadas ao ideário estético predominante na década de 1930 no Brasil.

Já as demais alternativas fazem associações equivocadas. As alternativas B e D, por exemplo, equivocam-se porque mencionam autores que publicaram antes de 1922 e, assim, não podem ser considerados parceiros de Veríssimo no trânsito do modernismo para o moderno.

A alternativa C também deve ser descartada, pois associa Ferreira Gullar e João Cabral de Melo Neto à obra de E. Veríssimo, quando ambos surgiram para a literatura em momentos posteriores – Melo Neto em 1942 e F. Gullar em 1949 – e produziram obras que atendem a outras vertentes modernas da literatura brasileira.

Por sua vez, a alternativa E indica autores da 1ª. geração modernista (Oswald de Andrade e Raul Bopp) como contemporâneos literários de Veríssimo, o que é equivocado, pois a obra deste último é própria da 2ª. geração modernista.

11

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!