Questão 12 - Prova Geral Medicina - PUC Campinas 2026

Gabarito

  • Questão ativa

  • Já visualizadas

  • Não visualizadas

  • Resolução pendente

  • ANL

    Questão anulada

  • S/A

    Sem alternativas

Questão 12

Objetiva
12

Ao se definir como um poeta de família mineira, da tradicional Itabira, Carlos Drummond de Andrade expõe certo temperamento de sua poesia, tal como se pode depreender deste verso seu:

Alternativas

  1. A

    Sou poeta menor, perdoai.

  2. B

    Não sou alegre nem triste: sou poeta.

  3. C

    Sou eu só a portar o peso dessa casa.

  4. D

    voz sem saliva da cigarra.

  5. E

    Vou-me embora pra Pasárgada.

Gabarito:
    C

A questão solicita que o candidato perceba a importância de Itabira para a construção poética de Carlos Drummond de Andrade. Na obra do poeta, a terra natal tem papel fundamental na formação de sua identidade e é motivadora de certo passadismo em sua produção. No verso “Sou eu só a portar o peso dessa casa.”, percebe-se a “casa” como uma representação metonímica da cidade de Itabira e da relação do poeta com a família.

O verso “Sou poeta menor, perdoai, da alternativa A, pertence ao poema "Testamento", de Manuel Bandeira. Na alternativa B, o verso “Não sou alegre nem triste: sou poetapertence ao poema "Motivo", de Cecília Meireles.  O verso “voz sem saliva da cigarra”, na alternativa D, é retirado do poema "A voz do canavial", de João Cabral de Melo Neto. Por fim, na alternativa E, o verso “Vou-me embora pra Pasárgada é retirado do poema homônimo de Manuel Bandeira.

12

Downloads

  • Provas

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!