Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Será que eles sorriem de verdade?
Diferentemente das pessoas que sorriem usando músculos específicos do rosto, os cães utilizam uma combinação de sinais corporais ao expressarem alegria.
O músculo zigomático maior, que é responsável por levantar os cantos da boca e criar o sorriso nos humanos, é menos desenvolvido nos cães. Isso significa que eles não conseguem replicar a mesma expressão. Durante milhares de anos de convivência com humanos, os cães foram evoluindo formas de se comunicar para melhorar a interação com seus donos.
Pesquisas recentes indicam que cães desenvolveram músculos faciais específicos, especialmente ao redor dos olhos, para aprimorar sua comunicação com as pessoas. O estreitamento dos olhos e a elevação dos lábios que alguns cães exibem quando estão felizes ou relaxados podem ser interpretações humanas de um "sorriso". Esse comportamento, na realidade, é uma forma de demonstrar afeto e confiança.
(Disponível em: https://www.uol.com.br)
O texto acima expressa uma ideia que não é mais aceita, no entendimento científico atual, sobre evolução. Tal ideia seria:
seleção natural.
uso e desuso.
efeito fundador.
ancestral comum.
órgãos vestigiais.
O texto expressa a ideia de que o músculo zigomático maior é menos desenvolvido nos cães devido à falta de uso, já que eles utilizam diferentes formas de se comunicar com os seus donos, por meio de outros sinais corporais. O uso e desuso, presente na teoria proposta por Lamarck, não é uma ideia aceita atualmente para explicar a evolução dos seres vivos.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!