Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Atenção: Para responder às questões de números 1 e 2, considere o texto a seguir.
Levantamento registra alta adesão de jovens aos vapes
A alta concentração de nicotina dos vapes é uma das principais causas dos danos à saúde. A absorção da nicotina, a substância que provoca a dependência do tabaco, é rápida: em 6 a 10 segundos após a inalação, chega ao cérebro, onde estimula a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer associada ao ato de fumar.
Um estudo publicado em junho de 2025, detectou concentrações elevadas de nicotina na saliva de usuários exclusivos de vape, independentemente do tempo de uso, do histórico de tabagismo ou da idade. Entre os 417 participantes desse estudo que fumavam exclusivamente vapes, 49 apresentaram níveis acima de 400 nanogramas por mililitro (ng/mL), valor equivalente ao de quem fuma cerca de 20 cigarros por dia. Outros 15 atingiram concentrações médias de 2 400 ng/mL, níveis considerados alarmantes pelos especialistas.
Os vapes suavizam a ardência na garganta, um efeito indesejado comum dos cigarros tradicionais. A razão do menor desconforto dos cigarros eletrônicos é o sal de nicotina, obtido pela combinação da nicotina com um ou mais ácidos. A formulação usada no cigarro eletrônico permite que os fabricantes produzam líquidos com concentrações muito mais altas de nicotina sem causar a irritação típica da fumaça do cigarro.
(Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br)
A liberação de neurotransmissores estimulada pela nicotina desencadeará
um processo de endocitose nas extremidades axônicas, permitindo a entrada das vesículas sinápticas.
a destruição do espaço sináptico pelo fechamento dos canais iônicos, bloqueando a transmissão dos impulsos nervosos.
a excitação de alguns neurônios a partir da ligação dessas substâncias com receptores nas membranas pós-sinápticas.
a interrupção das sinapses elétricas direcionando o impulso nervoso para as vias de sinapse química.
uma ativação dos dendritos na fenda sináptica a partir da ligação a moléculas receptoras no corpo celular pré-sináptico.
Nas sinapses químicas, a transmissão do impulso nervoso ocorre pela liberação de neurotransmissores por exocitose na membrana pré-sináptica do axônio. Essas substâncias atravessam a fenda sináptica e se ligam a receptores específicos na membrana pós-sináptica, estimulando o neurônio seguinte e permitindo a propagação do impulso nervoso. A nicotina atua como estimulante, favorecendo a liberação e a ação desses neurotransmissores, o que leva à excitação de novos neurônios.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!