Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Mário de Andrade, Anita Malfatti e Heitor Villa-Lobos são nomes centrais para o advento e a propagação do Modernismo de 22, fazendo ver que esse movimento
agregou um grupo de pesquisadores voltadas para a revisão crítica de formas artísticas negligenciadas pela estética romântica.
reuniu ficcionistas e poetas de tendências diversas com o fito de propagar ideias já consolidadas pela vanguarda europeia.
fez-se representar por criadores de diversas artes, voltados para uma nova expressão estética da cultura nacional.
reuniu nomes já consolidados das artes brasileiras, para reativar valores da cultura popular e do folclore nacional.
convocou expoentes da cultura nacional, a fim de reagir às influências tendenciosas de um novo colonialismo europeu.
A questão aborda o Modernismo brasileiro, mais especificamente a contribuição de três artistas para o advento da Semana de Arte Moderna de 22: Mário de Andrade (escritor); Anita Malfatti (pintora) e Heitor Villa-Lobos (compositor). O enunciado da questão pede para que se identifique a alternativa na qual é evidenciado o que esses artistas representam para o Modernismo. Assim, é correto afirmar que a presença dos três deixa claro que o Modernismo foi um movimento esteticamente inovador e abrangente, que alcançou diversas linguagens artísticas: literatura, artes plásticas e música.
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!