Fique por dentro das novidades
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!
Questão ativa
Já visualizadas
Não visualizadas
Resolução pendente
Questão anulada
Sem alternativas

Atenção: Para responder às questões de números 3 e 4, considere o texto a seguir.
Composto à base de óleo de tomilho é eficaz no combate ao Aedes aegypti
Uma erva aromática com amplo uso na culinária pelo seu sabor e, na medicina natural, por sua ação bactericida e desinfectante, poderá se somar ao arsenal hoje empregado para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya: o óleo essencial de tomilho (Thymus vulgaris), também conhecido por seu efeito larvicida.
Muitos óleos essenciais não são eficazes na prática por serem pouco solúveis em água e conterem moléculas de baixa massamolecular, o que lhes confere alta volatilidade. A saída encontrada foi criar um invólucro para o óleo de tomilho com partículas biodegradáveis de amido de milho.
A partícula foi projetada para afundar na água e liberar lentamente o óleo, de forma que, após três dias, a concentração seja suficiente para matar as larvas. Com isso, não é preciso usar grande quantidade do ativo, o timol, pois sua liberação é otimizada.
Uma vez colocado no recipiente, o larvicida libera apenas uma parte do óleo encapsulado, principalmente em razão do limite de solubilidade do composto em água. Depois que a água evaporar, é possível reutilizar a mesma partícula até cinco vezes, pois ela resiste a ciclos de chuva e seca. A liberação do ativo sempre dependerá do volume de água no recipiente.
Timol

(Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado)
As doenças dengue, zika e chikungunya que podem ser evitadas pelo potencial larvicida do óleo de tomilho, são causadas, respectivamente, por:
vírus – bactéria – vírus
protozoário – vírus – vírus
vírus – vírus – bactéria
vírus – fungo – protozoário
vírus – vírus – vírus
A dengue, zika e chikungunya são doenças virais distintas, mas transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. A dengue é causada pelo vírus da dengue (DENV, do gênero Flavivirus), a zika pelo vírus zika (ZIKAV, também do gênero Flavivirus) e a chikungunya pelo vírus chikungunya (CHIKV, do gênero Alphavirus).
Inscreva-se em nossa newsletter para receber atualizações sobre novas resoluções, dicas de estudo e informações que vão fazer a diferença na sua preparação!